Seguidores

domingo, 2 de julho de 2023

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA PRÉ -ADOLESCENTES E ADOLESCENTES



 CARACTERÍSTICAS DOS PRÉ – ADOLESCENTES E ADOLESCENTES

 

·         Competitividade

·         Gostam de ilustrações

·         Gostam de desafios

·         Participativos

·         Início das abstrações (Já tem a imaginação mais desenvolvida, mas ainda precisam relacionar com situações concretas)

·         Mudanças constantes de humor

·         Diferenças hormonais entre meninos e meninas começam a ficar mais acentuadas

·         A mente ainda é imatura, mas o corpo já está mais desenvolvido do que na infância

·         Precisam de regulação das emoções

·         Devem ser mentoreados

 

  Como o professor deve proceder:

·         Buscar conhecer seu aluno, suas preferencias, sua família, suas ideias, sua forma de ver o mundo;

·         Entender que os adolescentes podem apresentar comportamentos diferentes nos ambientes em que frequenta;

·         Conhecer as necessidades dos seus alunos para fazer a aplicação necessária das verdades bíblicas ensinadas;

·         Sempre trabalhar a aplicação da lição, visando a mudança de comportamento;

·         Ajudar na regulação emocional orientando de forma pessoal;

·         Destacar em seu ensino: exercício da fé, exercício do coletivo, qualidades de caráter.

·         Propor atividades que estimulem o seu protagonismo;

·         Promover o engajamento em outras atividades da igreja;

·         Mentorear seus alunos (Ensinar, envolver, discipular, orientar a realização das atividades devocionais)

 

 

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA PRÉ -ADOLESCENTES E ADOLESCENTES 

 

Na educação, a gamificação é cada vez mais vista nas salas de aula e se usada de forma lúdica, estimula a aprendizagem do aluno bem como a diversão, tornando o processo bem prazeroso.

Assim, os estudantes conseguem ter um desenvolvimento melhor até mesmo naquelas atividades mais difíceis através da assimilação com os elementos tradicionais de um jogo.

Os jogos e as brincadeiras são muitos importantes nas etapas do desenvolvimento físico, emocional e intelectual, principalmente na adolescência.

 Isso ocorre porque é nessa fase que as capacidades e habilidades físicas, mentais, emocionais, racionais e emocionais são desenvolvidas e fortalecidas.

Uma das maneiras pelas quais o cérebro responde a experiências importantes da vida é por meio de um neurotransmissor chamado dopamina, que está envolvido na forma como processamos as recompensas e também é importante para a aprendizagem e motivação.

Quando estamos diante de uma recompensa inesperada, há uma dose extra de dopamina. Assim, pensando no cérebro adolescente, em sua fase mais turbulenta, toda vez que ele faz algo novo, assumindo um “risco”, o aumento da dopamina é liberado e o cérebro emite um alerta de que a atividade é nova e merece atenção.

Como os cérebros dos adolescentes liberam mais dopamina em comparação com crianças ou adultos, eles são mais sensíveis à recompensa e aos bons sentimentos que vêm de novas experiências.

O que tende a tornar os jovens mais interessados em explorar e dá muito poder ao brincar e aprender.

Os adolescentes estão em um lugar entre a infância e a idade adulta, embora a ideia de “brincar” possa ser totalmente diferente da de uma criança, ainda há muitos benefícios em permitir essa diversão dentro e fora da sala de aula, como:

lFomentar o pensamento criativo;

lA resolução de problemas;

lA independência e a perseverança;

lDesenvolvimento intelectual, social, emocional e físico.


Então vamos brincar:

 

1. DINÂMICA QUEBRA-GELO DE INTEGRAÇÃO: BRINCADEIRA SIGA O MESTRE

Objetivo: Promover um ambiente lúdico e aumentar a interação do grupo.

Como se faz: Trata-se de um jogo de imitação.

Todos deverão seguir os movimentos que o mestre fizer. Inicie fazendo movimentos de alongamento: esticar os braços para cima, para baixo, alongar o pescoço, agachamentos, insira passos de dança, movimentos engraçados, etc.

Variação: O moderador da dinâmica poderá convidar outros participantes para serem mestres também (um de cada vez). Atenção para chamar pessoas desinibidas, ou que não se sintam constrangidas diante do grupo.

Moral e aplicação bíblica: 1 Coríntios 11:1 ("Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo..."). Nossas atitudes podem ser imitadas pelos outros? Compreender a importância de ser um imitador de Cristo.

 

 

2- “GIRA E RESPONDA!”

 

Material necessário: uma garrafa de plástico (pode ser de refrigerante de 2L). Providencie um prêmio para o grupo vencedor!

Objetivo: recapitular a lição e avaliar o assunto estudado.

Obs.: Esta atividade é realizada após a aplicação da lição.

 

Disponha as cadeiras da sala em círculo, use uma estratégia para divisão de dois grupos. Ponha a garrafa ao centro. Pegue a garrafa e gire-a deitada ao centro da roda, quando parar, aquele aluno para quem a garrafa estiver direcionada deverá responder a questão feita por você. E assim sucessivamente.

 

3- “A CAIXA”

 

Material necessário: Uma caixa pequena ou média. Música, papéis com perguntas para por dentro da caixa. Providencie um prêmio para o grupo vencedor!

Objetivo: socializar o assunto estudado.

Obs.: Utilizar após a ministração da lição.

 

Divida a classe em grupos. Peça-lhe que todos façam um grande círculo. À medida que a música tocar eles devem passar a caixa de mão em mão. Quando o som parar, aquele que estiver com a caixa na mão, deve tirar um papel de dentro dela e apenas ele ler o que está escrito (relacionado com a lição), este deverá apresentar para os demais do grupo, através de mímica, o ponto estudado, o grupo deve descobrir do que se trata.

 

4-QUIZ: CURIOSIDADES BÍBLICAS GERAIS I

01. O nome Adão, 'adam' em hebraico significa:
A) primeiro, primogênito
B) pai, patriarca
C) semelhante, parecido
D) solo, terra

02. Sobre a Bíblia é ERRADO dizer:
A) A palavra "Bíblia" vem do grego, e significa "rolos", ou "os livros".
B) Acontecimentos da Bíblia ocorrem em 3 continentes: Ásia, África e Europa.
C) É o livro menos vendido da história.
D) Foi o primeiro livro a ser impresso por Gutenberg.

03. Sobre essas curiosidades, qual é INCORRETA?
A) Inúmeros clássicos da Literatura mundial se basearam na Bíblia.
B) A Bíblia foi escrita em 4 línguas originais: Hebraico, Aramaico, Grego e Latim.
C) A Bíblia é o livro mais roubado no mundo, provavelmente, por estar muito disponível em hotéis e lugares de culto.
D) A menor Bíblia do mundo cabe na ponta de uma caneta, chamada de Nano Bíblia.

04. Sobre Jesus, é CORRETO afirmar:
A) Nasceu na cidade de Nazaré, por isso foi chamado de "Nazareno".
B) Não foi filho único de Maria e José.
C) Seu sobrenome era Cristo, nome da família do pai adotivo, José.
D) Jesus nunca falou sobre o inferno ou condenação.

05. Quantos magos do Oriente foram visitar o bebê Jesus, segundo a Bíblia?
A) 2
B) 3
C) 4
D) Não se sabe

06. Qual o maior livro da Bíblia?
A) Salmos
B) Isaías
C) Gênesis
D) Jeremias

 

5- GINCANA DA MÍMICA

Número de pessoas: Livre

Material: Papel, caneta, um cesto ou saco.

Objetivo: Estimular a memória e o conhecimento dos personagens da Bíblia. Faça uma lista de personagens bíblicos numa folha. Corte os nomes e coloque num saco ou cesto.

Organize uma ordem. Quem retirar o nome tem 60 segundos para mostrar que personagem (sem falar).

Quem acertar primeiro segue com a brincadeira.

Dica: Procure escolher os personagens bíblicos segundo a faixa etária dos participantes.

 

6 – O ESTOURADO

Material necessário – balões de acordo com a quantidade da turma. Uma lista com todas as referências bíblicas utilizadas na lição do dia e algumas referências de apoio.

Como desenvolver:

Dividir a turma em duas equipes.

Escolha um participante de cada equipe e entregue um balão para cada um deles, a orientação é que a equipe tente achar a referência indicada pelo professor. Para cada equipe é dada a referência de um versículo sobre a aula do dia, após o sinal os alunos devem abrir suas bíblias e procurar a referência.

Enquanto a turma procura a referência, os alunos vão enchendo o balão, quando o balão estourar a equipe adversária deverá ter encontrado o versículo, caso não tenha encontrado a outra equipe ganha ponto.

7 – QUEM SE PARECE COMIGO?

Material – lápis e papel

Objetivo: Revisar as lições passadas, destacando pessoas da bíblia que foram abordadas nestas lições e informações importantes sobre elas. Promover a autoavaliação do aluno em comparação com as atitudes positivas ou negativas dos exemplos analisados.

Como desenvolver:

Entregar a folha de papel para os alunos e pedir que eles dividam a folha fazendo 6 colunas e 4 linhas.

Depois pedir que eles escrevam as seguintes frases:

Modelo

Nome

Onde morava?

O que fazia?

Qual seu ponto forte?

Qual seu ponto fraco?

Em que se parece com você?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            Depois pedir que eles escolham entre os exemplos bíblicos enfatizados nas aulas anteriores pessoas com as quais eles se identificaram e respondam as questões sobre elas.

 

8.TEMPESTADE DE IDEIAS

Material necessário – duas cartolina e pincéis

Objetivos – Saber o que eles pensam e verificar o que aprenderam ao longo do trimestre.

Como desenvolver:

Escreva o tema da revista no centro da cartolina, apresente a lição para os alunos, e peça que cada aluno escreva que ideias tem sobre este tema, o que pensa sobre este tema que será estudado.

Deixar que cada um escreva o que pensa. Guardar a cartolina.

Depois de algumas lições, novamente colocar uma cartolina com o tema da lição no meio e pedir que eles escrevam sobre o que já aprenderam sobre a lição.

Deixar que cada aluno escreva o que pensa, ou o que sente em relação ao tema.

Na próxima aula, fazer a comparação entre o que foi escrito nas duas cartolinas, como forma de revisar as lições e de mostrar para eles como é importante ir à escola dominical, pois aprendemos mais sobre Deus e mudamos alguns conceitos e opiniões sobre as coisas.

 

9. VOCÊ ACREDITA NO QUE OUVE?

Material – um tudo de linha, barbante ou lã

Objetivo – Reforçar a importância de ouvir a Palavra de Deus e ouvir bons conselhos.

Como desenvolver:

Diga aos alunos: Você acredita que uma pesquisa recente afirma que o que determina se nós somos destros ou canhotos é simplesmente a nossa vontade?

Você acredita que a pesquisa afirma que tudo que conseguimos fazer com a mão de domínio podemos fazer com a outra mão e se tivermos vontade vamos conseguir fazer igual?

 

Agora pegue este pedaço de linha e tente dar um nó nele com sua mão de domínio; agora quem é destro vai tentar fazer a mesma coisa com a mão esquerda e quem é canhoto vai tentar fazer com a mão direita.

Questione: Ficou igual? Você acredita que a pesquisa é real?

É verdade? Porque vocês tentaram?

 

O que ouvimos fica em nossa mente, gera pensamentos, sentimentos e atitudes, por isso devemos sempre encher nossa mente com a palavra de Deus.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

VEJA TAMBÉM!

MAIO LARANJA - SUGESTÃO 01

A paz do Senhor,   Escolhemos algumas apresentações que podem ser realizadas na programação do Maio Laranja, tanto na congregação como em pr...

OUTRAS PESSOAS TAMBÉM GOSTARAM DESTE ASSUNTOS