Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2023

A brincadeira como recurso na EBD

 

Metodologias e Recursos para ensinar classes infantis na EBD – Escola Bíblica Dominical 

 

A aula expositiva é o método mais utilizado por quem trabalha na escola dominical, o professor expõe o assunto valendo-se de recursos visuais ou audiovisuais e etc. 

Para desenvolver um bom trabalho com as classes infantis é necessário que o professor tenha em mente que as crianças aprendem através do que vivenciam, das experiências sensoriais e motoras, bem como das atividades sociais e emocionais.

Ensinar com histórias bíblicas é umas das formas mais eficientes de transmitir as verdades bíblicas e levar as crianças a novos conhecimentos e ensinamentos, é um meio de resgatar a memória.

Você pode utilizar vários métodos e recursos para contar histórias: dramatização, sons, livros, fantoches, brinquedo cantado, tapete de histórias, avental, flanelógrafo, painéis, mala de histórias, caixa de histórias, narrativa simples e etc.

O recurso didático é um agente imprescindível nos processos de observação, análise, síntese e formação de conceitos, além de construir hipóteses e viver experiências.

 Quem trabalha com educação, especialmente com crianças sabe o quanto é importante despertar a atenção e o interesse de seus alunos. Uma das formas de fazer isso é utilizar-se de recursos visuais. Recurso visual é todo material usado para esclarecer, dinamizar, tornar interessante e atraente o ensino objetivando o aprimoramento do processo ensino – aprendizagem. Um mapa, uma gravura, um objeto, um fantoche podem ser utilizados como recurso visual e aumentar significativamente a capacidade de aprender algo. (EIRAS,2011, p. 1)

 

 

Saber que recurso utilizar é tão importante quanto o recurso em si, a finalidade do uso do recurso deve ser principalmente de tornar prazerosa e eficiente a aprendizagem.

                                     

Ao escolher o RECURSO leve em consideração o seguinte:

1 – O assunto a ser abordado e o objetivo a ser atingido. Não utilize um recurso simplesmente porque é bonito, novo ou legal; ele precisa ter a ver com o objetivo proposto e com a atividade a ser desenvolvida.

2 – O aluno. Respeite a faixa etária e as características de seus alunos. Certo recurso pode não ser apropriado para uma determinada faixa etária.

3 – Sua habilidade em utilizar o recurso. É necessário se preparar e treinar como utilizá-lo para que não haja surpresa na hora do ensino.

4 – Do tamanho do grupo. Objetos ou imagens pequenas num grupo grande podem distorcer aquilo que está sendo ensinado ou causar desinteresse.

5 – O tempo disponível permitirá a utilização de apenas um recurso ou mais?

            6 – Avalie se o ambiente não prejudica a utilização do recurso.

(Idem,2011, p.2)

 

Deus também se utilizou de recursos para ensinar o seu povo durante toda a trajetória bíblica,

 

                   Deus ordenou que o profeta Jeremias fizesse uma canga de madeira para colocar em seu pescoço (Jr 27.1,2). O que Deus deseja ensinar aos israelitas mediante este sermão simbólico? O horror do cativeiro. [...] O criador utilizou recursos para falar com pessoas de todas as idades. Sim. Ele falava para todos os israelitas. (Bueno, 2015, p.20)

 

 

É importante perceber que há um perfil peculiar para trabalhar com crianças.

Se o professor percebe que não gosta de dinamizar, não tem habilidades para utilizar recursos didáticos e não se sente motivado a inovar em suas aulas, é bem possível que este professor esteja desempenhando a função errada.

A Educação Cristã Infantil requer entre outras coisas: dinamização, criatividade, agilidade e cuidados. É necessário saber cuidar, brincar e ensinar para poder atuar com crianças.

 

  SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

 

 

 BRINCADEIRA 01 - ETIQUETA 

 

MATERIAL NECESSÁRIO - Folhas de papel na quantidade dos alunos e lápis ou pincel 

PREPARO - Em cada folha escrever o nome de personagens bíblicos ou nomes de livros da bíblia, colar as folhas de papel nas costas de cada criança e entregar um lápis para cada uma. 

DESENVOLVIMENTO - Ao ouvir o sinal as crianças devem sair a procura de seus colegas para escrever em suas costas. Elas não podem escrever um nome repetido. Depois de alguns minutos será dado um outro sinal de encerramento da brincadeira. Cada criança vai contar quantos nomes foram escritos na folha de suas costas. Ganha a criança que tiver conseguido o maior número de palavras escritas em seu papel. 

 

 

BRINCADEIRA 02 - SEM PARAR 

 

MATERIAL - Papel e lápis 

PREPARO - Dividir a folha de papel em 3 colunas, e escrever uma letra do alfabeto em cada coluna, para cada folha podem ser escritas letras diferentes, sendo que nem todos os alunos ficarão com as mesmas letras. 

DESENVOLVIMENTO - Ao sinal dado pela professora as crianças devem tentar preencher a primeira coluna de sua folha escrevendo o maior número de versículos iniciados com aquela letra. Ao ouvir a palavra MUDOU, eles mudam para a próxima letra e vão tentar escrever o maior número de versículos iniciados com aquela palavra. ao ouvir a palavra MUDOU novamente, devem mudar para a próxima coluna, ao final do tempo a professora dirá PAROU! E serão contados quantos versículos cada um conseguiu fazer em todas as colunas. O vencedor será aquele que somando as três colunas tiver escrito o maior número de versículos. 

 

EXEMPLO - Coluna da letra L 

1 - Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade...

2 - Lâmpada para os meus pés...

3 - Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade...

 

Coluna da letra E 

1 - Esforça-te e tem bom animo...

2 - Eu sou o Alfa e o Ômega...

 

 

BRINCADEIRA 03 - CORRIDA MALUCA DOS SONS 

MATERIAL - Objetos referentes à história do dia, apitos, tambor, pandeiro, violão, maracas, músicas...

PREPARO - Crianças dispostas à vontade pela sala ou pelo espaço onde a brincadeira será realizada. 

DESENVOLVIMENTO - Quando ouvirem um determinado som elas executarão uma ordem solicitada ligada a um objeto e depois voltarão a caminhar livremente até a próxima solicitação. 

EXEMPLOS - Travessia do mar vermelho 

Quando ouvirem o som do apito as crianças devem molhar a mão na bacia cheia de água.

Ao ouvirem o som do pandeiro devem pular de um lado para outro. 

Quando ouvirem o som de palmas devem correr até o objeto que representa o Egito. 

Quando ouvirem o som do maracá devem imitar os carros de faraó. 

 

 

BRINCADEIRA 04 - DENTRO DO CÍRCULO 

 

MATERIAL - Nenhum 

PREPARO - Desenhar círculos no chão que caibam duas pessoas dentro 

DESENVOLVIMENTO - As duas crianças já dentro do círculo devem segurar as mãos e colocar o pé ao lado do pé do outro. 

A professora vai fazer perguntas para a turma sobre a lição estudada naquele dia, quem souber a resposta deve tentar ir até a professora para responder, mas o seu companheiro de círculo tem que impedir o outro de sair de dentro do círculo. Quem conseguir sair do círculo e responder 3 perguntas, ganha. 

 

 

 

 

BRINCADEIRA 05 - RECONTANDO O QUE APRENDEMOS 

 

MATERIAL - folhas de papel e pincéis 

PREPARO - Separar 5 folhas de papel e em cada uma delas escrever um verbo, relacionado as lições passadas. Colocar as crianças em círculo. 

DESENVOLVIMENTO - A professora coloca uma música e enquanto a música toca as crianças vão passando o pincel de mão em mão, quando a música parar aquele com o pincel na mão deve começar a contar a história a partir do verbo, depois vai passando para o colega que está a sua direita, até que todos daquele círculo tenham escrito algo sobre aquela história e ela esteja completa. 

Ao final o representante do grupo deve ler o texto que escreveram.

 

EXEMPLO - Na folha do grupo 01 pode ter o verbo - atravessar  

E as crianças vão escrever alguma história bíblica que elas já estudaram na EBD que tem a palavra atravessar. 

 

 

BRINCADEIRA 06 - VOCÊ VIU? 

Preparo - As crianças podem ficar sentadas em círculo.

Desenvolvimento - O professor inicia a brincadeira, dizendo à criança da direita: 

VOCÊ VIU? 

A criança deve responder:

O QUÊ?

O professor diz: 

UMA COBRA - e faz o movimento de cobra com as mãos. 

A criança então continua a brincadeira fazendo a mesma pergunta para quem está ao seu lado, e assim por diante. Não será permitido repetir animais, caso a criança repita sem querer, deverá pagar uma prenda, como por exemplo, cantar um hino, rolar pelo chão, etc.

 

 

 

BRINCADEIRA 07 - PEGADOR BÍBLICO 

Preparo - Escolha uma criança para ser o pegador e o restante das crianças fica de mãos dadas formando uma roda com o pegador dentro. 

 

Desenvolvimento: A tia vai ler o texto em 1 Co 13 - sem interrupção, enquanto a roda gira lentamente em torno do pegador. 

Cada vez que ouvirem a palavra AMOR a roda para e as crianças se abaixam, o pegador deverá tocar as crianças antes que elas se abaixem. 

Quem for tocado pelo pegador, deverá ficar em seu lugar e seguir a brincadeira. 

Caso o pegador não consiga tocar em ninguém, ele sai da brincadeira e outra criança assume seu lugar. 

 

 

 

 

BRINCADEIRA 08 - SOLETRANDO A BÍBLIA

Preparo - Colocar as crianças em círculo, no máximo 10. 

 

DESENVOLVIMENTO

Para começar a tia vai cantar um hino, e quando parar a primeira que levantar a mão, vai começar. 

A tia vai dizer palavras retiradas da Bíblia e as crianças devem soletrar corretamente. Aquela que não conseguir, vai saindo. Quem acertar vai ficando para um próximo desafio. 

Exemplos de palavras para soletrar: 

 

NABUCODONOSOR

TIBERÍADES

PATMOS

TESSALONICENSES

COLOSSENCES

ESPIAS

JEBUSEUS

MARDOQUEU

MESAQUE

ABDNEGO

E.T.C.

 

 

 

 

 

BRINCADEIRA 09 - TIP TOP 

MATERIAL - Nenhum

PREPARO - As crianças ficam a vontade pelo espaço da brincadeira.

DESENVOLVIMENTO - A tia deve dizer alguns códigos para as crianças memorizarem, cada código indica uma tarefa a ser feita:

TIP =PULAR

TOP = SENTAR 

TIP - TIP = BATER PALMAS 

TIP-TOP= LEVANTAR 

TOP - TOP = ABRAÇAR O COLEGA 

Depois de repassar os códigos e repetir duas ou três vezes com as crianças, a tia vai começar a dar os comandos, quem for errando ou fizer atrasado vai saindo da brincadeira. 

 

 

 

 

BRINCADEIRA 10 – QUEM É MINHA METADE

Nessa dinâmica, você vai incentivar as crianças a desenvolverem o diálogo e amizade umas com as outras. Você precisará de papel, caneta, cartolina colorida e tesoura. 

Como brincar? 

  • Corte pedaços variados de cartolina colorida e escreva metade de uma palavra ou frase em cada uma delas, de modo que se completem. Exemplo: Jesus morreu numa / cruz
  • Distribua uma metade para cada criança
  • Oriente cada criança a encontrar a metade de alguém que completa a frase que ela está segurando
  • Coloque frases relacionadas com a lição que estão estudando
  • Incentive as crianças a conversarem sobre a frase que se completa entre elas
  • Deixe as crianças conversarem por alguns minutos e, ao final, pergunte o que elas acharam sobre as frases e sobre as conversas

 

 

 

 

 

BRINCADEIRA 11 – QUEM ESTÁ ALEGRE CANTE

  • Separe as crianças em duplas ou pequenos grupos
  • Faça uma lista com algumas palavras que sejam comuns e apareçam em músicas evangélicas, por exemplo “amor”, “Jesus”, “Deus”, “cruz”, “salvação”, entre outras; 
  • Leia uma palavra por vez em voz alta; 
  • Depois de falar a palavra, as crianças devem cantar uma música que contenha essa palavra falada; 
  • Ao final, ganha a dupla ou grupo que conseguir cantar mais músicas com as palavras que forem faladas.

 

BRINCADEIRA 12 – ABC DA BÍBLIA

 

MATERIAL – Um alfabeto móvel

A dinâmica do ABC da Bíblia possibilita que as crianças leiam e interajam entre elas, além de estimular a memória e a criatividade de cada uma delas. Aqui, os pequenos poderão consultar a palavra para participar do jogo e responder as perguntas. 

Como brincar? 

  • Divida as crianças em pequenos grupos e entregue uma Bíblia para cada grupo
  • Coloque as letras do alfabeto móvel dentro de uma lata, saco ou caixinha, e vá sorteando as letras para cada grupo.
  • Estabeleça um limite de 30 segundos a 1 minuto para que o grupo procure e recite a passagem que começa com a letra sorteada.
  • Se o grupo não falar, não ganhará um ponto
  • Todos os grupos terão uma chance para cada letra mencionada
  • Ao final, ganha quem pontuar mais

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Bueno (2015) nos afirma que ensinar é como lançar sementes, e para germinar, produzir frutos e flores esta semente não pode ficar guardada dentro de uma gaveta ou em alguma caixa escondida.

 A nossa capacidade criativa, a capacidade de utilizar nossos dons e talentos para a obra de Deus também não podem ficar guardados. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tiago 1.5)

 

 

 

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil,2010.

 

BUENO, Telma. Boas ideias para professores de Educação Cristã. Rio de Janeiro:CPAD, 2015.

 

DOHERTY, Sam. Primeiros Passos: um manual simples para o ministério bíblico com crianças. APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, 2008.

 

EIRAS. Denise Barboza, Criatividade e Arte – Recursos para todas as ocasiões. Curitiba: Santos Editora, 2011.

 

FIGUEIREDO, Helena de. A importância do Evangelismo Infanto – Juvenil. Rio de Janeiro: CPAD,2017.

 

FREITAS.Olga, Equipamentos e Materiais Didáticos.Brasília: UNB,2007. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf > . Acesso em: 12.01.2017.

 

RANGEL. Rawderson, Recursos Práticos para o Culto Infantil. Curitiba: Santos Editora, 2011.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

VEJA TAMBÉM!

MAIO LARANJA - SUGESTÃO 01

A paz do Senhor,   Escolhemos algumas apresentações que podem ser realizadas na programação do Maio Laranja, tanto na congregação como em pr...

OUTRAS PESSOAS TAMBÉM GOSTARAM DESTE ASSUNTOS