Metodologias e Recursos para ensinar classes infantis na EBD – Escola Bíblica Dominical
A aula expositiva é o
método mais utilizado por quem trabalha na escola dominical, o professor expõe
o assunto valendo-se de recursos visuais ou audiovisuais e etc.
Para desenvolver um
bom trabalho com as classes infantis é necessário que o professor tenha em
mente que as crianças aprendem através do que vivenciam, das experiências
sensoriais e motoras, bem como das atividades sociais e emocionais.
Ensinar com histórias bíblicas é umas das formas mais
eficientes de transmitir as verdades bíblicas e levar as crianças a novos
conhecimentos e ensinamentos, é um meio de resgatar a memória.
Você pode utilizar vários métodos e recursos para contar
histórias: dramatização, sons, livros, fantoches, brinquedo cantado, tapete de
histórias, avental, flanelógrafo, painéis, mala de histórias, caixa de
histórias, narrativa simples e etc.
O recurso didático é
um agente imprescindível nos processos de observação, análise, síntese e
formação de conceitos, além de construir hipóteses e viver experiências.
Quem trabalha com educação,
especialmente com crianças sabe o quanto é importante despertar a atenção e o
interesse de seus alunos. Uma das formas de fazer isso é utilizar-se de
recursos visuais. Recurso visual é todo material usado para esclarecer,
dinamizar, tornar interessante e atraente o ensino objetivando o aprimoramento
do processo ensino – aprendizagem. Um mapa, uma gravura, um objeto, um fantoche
podem ser utilizados como recurso visual e aumentar significativamente a
capacidade de aprender algo. (EIRAS,2011, p. 1)
Saber que recurso
utilizar é tão importante quanto o recurso em si, a finalidade do uso do
recurso deve ser principalmente de tornar prazerosa e eficiente a aprendizagem.
Ao escolher o RECURSO leve em consideração o seguinte:
1 – O assunto a ser abordado e o
objetivo a ser atingido. Não utilize um recurso simplesmente porque é bonito,
novo ou legal; ele precisa ter a ver com o objetivo proposto e com a atividade
a ser desenvolvida.
2 – O aluno. Respeite a faixa etária e
as características de seus alunos. Certo recurso pode não ser apropriado para
uma determinada faixa etária.
3 – Sua habilidade em utilizar o
recurso. É necessário se preparar e treinar como utilizá-lo para que não haja
surpresa na hora do ensino.
4 – Do tamanho do grupo. Objetos ou
imagens pequenas num grupo grande podem distorcer aquilo que está sendo
ensinado ou causar desinteresse.
5 – O tempo disponível permitirá a
utilização de apenas um recurso ou mais?
6
– Avalie se o ambiente não prejudica a utilização do recurso.
(Idem,2011, p.2)
Deus
também se utilizou de recursos para ensinar o seu povo durante toda a
trajetória bíblica,
Deus ordenou que o profeta
Jeremias fizesse uma canga de madeira para colocar em seu pescoço (Jr 27.1,2).
O que Deus deseja ensinar aos israelitas mediante este sermão simbólico? O
horror do cativeiro. [...] O criador utilizou recursos para falar com pessoas
de todas as idades. Sim. Ele falava para todos os israelitas. (Bueno, 2015,
p.20)
É importante perceber que há um perfil
peculiar para trabalhar com crianças.
Se o professor percebe que não gosta de
dinamizar, não tem habilidades para utilizar recursos didáticos e não se sente
motivado a inovar em suas aulas, é bem possível que este professor esteja
desempenhando a função errada.
A Educação Cristã Infantil requer entre
outras coisas: dinamização, criatividade, agilidade e cuidados. É necessário
saber cuidar, brincar e ensinar para poder atuar com crianças.
SUGESTÕES DE
BRINCADEIRAS PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
BRINCADEIRA 01 - ETIQUETA
MATERIAL NECESSÁRIO - Folhas de papel na quantidade dos alunos e lápis
ou pincel
PREPARO - Em cada folha escrever o nome de personagens bíblicos ou nomes
de livros da bíblia, colar as folhas de papel nas costas de cada criança e
entregar um lápis para cada uma.
DESENVOLVIMENTO - Ao ouvir o sinal as crianças devem sair a procura de
seus colegas para escrever em suas costas. Elas não podem escrever um nome
repetido. Depois de alguns minutos será dado um outro sinal de encerramento da
brincadeira. Cada criança vai contar quantos nomes foram escritos na folha de
suas costas. Ganha a criança que tiver conseguido o maior número de palavras
escritas em seu papel.
BRINCADEIRA 02 - SEM PARAR
MATERIAL - Papel e lápis
PREPARO - Dividir a folha de papel em 3 colunas, e escrever uma letra do
alfabeto em cada coluna, para cada folha podem ser escritas letras diferentes,
sendo que nem todos os alunos ficarão com as mesmas letras.
DESENVOLVIMENTO - Ao sinal dado pela professora as crianças devem tentar
preencher a primeira coluna de sua folha escrevendo o maior número de
versículos iniciados com aquela letra. Ao ouvir a palavra MUDOU, eles mudam
para a próxima letra e vão tentar escrever o maior número de versículos
iniciados com aquela palavra. ao ouvir a palavra MUDOU novamente, devem mudar
para a próxima coluna, ao final do tempo a professora dirá PAROU! E serão
contados quantos versículos cada um conseguiu fazer em todas as colunas. O
vencedor será aquele que somando as três colunas tiver escrito o maior número
de versículos.
EXEMPLO - Coluna da letra L
1 - Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade...
2 - Lâmpada para os meus pés...
3 - Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade...
Coluna da letra E
1 - Esforça-te e tem bom animo...
2 - Eu sou o Alfa e o Ômega...
BRINCADEIRA 03 - CORRIDA MALUCA DOS SONS
MATERIAL - Objetos referentes à história do dia, apitos, tambor,
pandeiro, violão, maracas, músicas...
PREPARO - Crianças dispostas à vontade pela sala ou pelo espaço onde a
brincadeira será realizada.
DESENVOLVIMENTO - Quando ouvirem um determinado som elas executarão uma
ordem solicitada ligada a um objeto e depois voltarão a caminhar livremente até
a próxima solicitação.
EXEMPLOS - Travessia do mar vermelho
Quando ouvirem o som do apito as crianças devem molhar a mão na bacia
cheia de água.
Ao ouvirem o som do pandeiro devem pular de um lado para outro.
Quando ouvirem o som de palmas devem correr até o objeto que representa
o Egito.
Quando ouvirem o som do maracá devem imitar os carros de faraó.
BRINCADEIRA 04 -
DENTRO DO CÍRCULO
MATERIAL - Nenhum
PREPARO - Desenhar círculos no chão que caibam duas pessoas dentro
DESENVOLVIMENTO - As duas crianças já dentro do círculo devem segurar as
mãos e colocar o pé ao lado do pé do outro.
A professora vai fazer perguntas para a turma sobre a lição estudada
naquele dia, quem souber a resposta deve tentar ir até a professora para
responder, mas o seu companheiro de círculo tem que impedir o outro de sair de
dentro do círculo. Quem conseguir sair do círculo e responder 3 perguntas,
ganha.
BRINCADEIRA 05 -
RECONTANDO O QUE APRENDEMOS
MATERIAL - folhas de papel e pincéis
PREPARO - Separar 5 folhas de papel e em cada uma delas escrever um
verbo, relacionado as lições passadas. Colocar as crianças em círculo.
DESENVOLVIMENTO - A professora coloca uma música e enquanto a música
toca as crianças vão passando o pincel de mão em mão, quando a música parar
aquele com o pincel na mão deve começar a contar a história a partir do verbo,
depois vai passando para o colega que está a sua direita, até que todos daquele
círculo tenham escrito algo sobre aquela história e ela esteja completa.
Ao final o representante do grupo deve ler o texto que escreveram.
EXEMPLO - Na folha do grupo 01 pode ter o verbo - atravessar
E as crianças vão escrever alguma história bíblica que elas já estudaram
na EBD que tem a palavra atravessar.
BRINCADEIRA 06 - VOCÊ VIU?
Preparo - As crianças podem ficar
sentadas em círculo.
Desenvolvimento - O professor
inicia a brincadeira, dizendo à criança da direita:
VOCÊ VIU?
A criança deve responder:
O QUÊ?
O professor diz:
UMA COBRA - e faz o movimento de
cobra com as mãos.
A criança então continua a
brincadeira fazendo a mesma pergunta para quem está ao seu lado, e assim por
diante. Não será permitido repetir animais, caso a criança repita sem querer,
deverá pagar uma prenda, como por exemplo, cantar um hino, rolar pelo chão,
etc.
BRINCADEIRA 07 - PEGADOR
BÍBLICO
Preparo - Escolha uma criança
para ser o pegador e o restante das crianças fica de mãos dadas formando uma
roda com o pegador dentro.
Desenvolvimento: A tia vai ler o
texto em 1 Co 13 - sem interrupção, enquanto a roda gira lentamente em torno do
pegador.
Cada vez que ouvirem a palavra
AMOR a roda para e as crianças se abaixam, o pegador deverá tocar as crianças
antes que elas se abaixem.
Quem for tocado pelo pegador,
deverá ficar em seu lugar e seguir a brincadeira.
Caso o pegador não consiga tocar
em ninguém, ele sai da brincadeira e outra criança assume seu lugar.
BRINCADEIRA 08 - SOLETRANDO A
BÍBLIA
Preparo - Colocar as crianças em
círculo, no máximo 10.
DESENVOLVIMENTO
Para começar a tia vai cantar um
hino, e quando parar a primeira que levantar a mão, vai começar.
A tia vai dizer palavras
retiradas da Bíblia e as crianças devem soletrar corretamente. Aquela que não
conseguir, vai saindo. Quem acertar vai ficando para um próximo desafio.
Exemplos de palavras para
soletrar:
NABUCODONOSOR
TIBERÍADES
PATMOS
TESSALONICENSES
COLOSSENCES
ESPIAS
JEBUSEUS
MARDOQUEU
MESAQUE
ABDNEGO
E.T.C.
BRINCADEIRA 09 - TIP TOP
MATERIAL - Nenhum
PREPARO - As crianças ficam a vontade pelo espaço
da brincadeira.
DESENVOLVIMENTO - A tia deve dizer alguns códigos
para as crianças memorizarem, cada código indica uma tarefa a ser feita:
TIP =PULAR
TOP = SENTAR
TIP - TIP = BATER PALMAS
TIP-TOP= LEVANTAR
TOP - TOP = ABRAÇAR O COLEGA
Depois de repassar os códigos e repetir duas ou
três vezes com as crianças, a tia vai começar a dar os comandos, quem for
errando ou fizer atrasado vai saindo da brincadeira.
BRINCADEIRA 10 – QUEM É MINHA METADE
Nessa dinâmica,
você vai incentivar as crianças a desenvolverem o diálogo e amizade umas com as
outras. Você precisará de papel, caneta, cartolina colorida e tesoura.
Como brincar?
- Corte
pedaços variados de cartolina colorida e escreva metade de uma palavra ou
frase em cada uma delas, de modo que se completem. Exemplo: Jesus morreu
numa / cruz
- Distribua
uma metade para cada criança
- Oriente
cada criança a encontrar a metade de alguém que completa a frase que ela
está segurando
- Coloque
frases relacionadas com a lição que estão estudando
- Incentive
as crianças a conversarem sobre a frase que se completa entre elas
- Deixe
as crianças conversarem por alguns minutos e, ao final, pergunte o que
elas acharam sobre as frases e sobre as conversas
BRINCADEIRA 11 – QUEM ESTÁ ALEGRE CANTE
- Separe
as crianças em duplas ou pequenos grupos
- Faça
uma lista com algumas palavras que sejam comuns e apareçam em músicas
evangélicas, por exemplo “amor”, “Jesus”, “Deus”, “cruz”, “salvação”,
entre outras;
- Leia
uma palavra por vez em voz alta;
- Depois
de falar a palavra, as crianças devem cantar uma música que contenha essa
palavra falada;
- Ao
final, ganha a dupla ou grupo que conseguir cantar mais músicas com as
palavras que forem faladas.
BRINCADEIRA 12 – ABC DA BÍBLIA
MATERIAL – Um alfabeto móvel
A
dinâmica do ABC da Bíblia possibilita que as crianças leiam e interajam entre
elas, além de estimular a memória e a criatividade de cada uma delas. Aqui, os
pequenos poderão consultar a palavra para participar do jogo e responder as
perguntas.
Como brincar?
- Divida
as crianças em pequenos grupos e entregue uma Bíblia para cada grupo
- Coloque
as letras do alfabeto móvel dentro de uma lata, saco ou caixinha, e vá
sorteando as letras para cada grupo.
- Estabeleça
um limite de 30 segundos a 1 minuto para que o grupo procure e recite a
passagem que começa com a letra sorteada.
- Se
o grupo não falar, não ganhará um ponto
- Todos
os grupos terão uma chance para cada letra mencionada
- Ao
final, ganha quem pontuar mais
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Bueno (2015) nos afirma que ensinar é como lançar
sementes, e para germinar, produzir frutos e flores esta semente não pode ficar
guardada dentro de uma gaveta ou em alguma caixa escondida.
A nossa
capacidade criativa, a capacidade de utilizar nossos dons e talentos para a
obra de Deus também não podem ficar guardados. Se algum de vocês tem falta de
sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será
concedida. (Tiago 1.5)
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA,
Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e
Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e
atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil,2010.
BUENO,
Telma. Boas ideias para professores de Educação Cristã. Rio de
Janeiro:CPAD, 2015.
DOHERTY,
Sam. Primeiros Passos: um manual simples para o ministério bíblico com
crianças. APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, 2008.
EIRAS.
Denise Barboza, Criatividade e Arte –
Recursos para todas as ocasiões. Curitiba: Santos Editora, 2011.
FIGUEIREDO,
Helena de. A importância do Evangelismo Infanto – Juvenil. Rio de
Janeiro: CPAD,2017.
FREITAS.Olga, Equipamentos e Materiais
Didáticos.Brasília: UNB,2007. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf > . Acesso em: 12.01.2017.
RANGEL. Rawderson, Recursos Práticos para o Culto Infantil. Curitiba: Santos Editora,
2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!