A FIGURA É VOCÊ
OBJETIVO: questionar sobre conceitos e valores morais,trabalhar o comportamento humano. MATERIAL: quadro negro ou cartolinas. DESENVOLVIMENTO: é muito interessante quando feito em grupo que já caminha junto, onde o educador pode já ter coletado informações e características dos participantes. Pode ser aplicado a grupos grandes, preferencialmente.1. O educador desenha no quadro quatro figuras, um círculo, um quadrado, um triângulo e a letra “Z”.“Nós temos, aqui no quadro, quatro figuras diferentes. Com qual dessas figuras você mais se identifica?”2. Após todos escolherem, o educador começa as correlações: “As pessoas que se identificaram com o círculo, gostam de relacionamentos duradouros, são alegres, tem facilidade nas relações interpessoais. No trabalho, são excelentes comunicadoras, muito boas para trabalhar com o público. São versáteis.” “As pessoas que se identificaram com o quadrado são metódicas, organizadas, certinhas, não gostam de mudanças e são bastante seletivas, costumam ser fiéis nos seus relacionamentos.” “As pessoas que se identificaram com o triângulo tem como forte a espiritualidade e levam a sério sua fé. Gostam de ajudar o próximo e transmitem energia positiva por onde passam.” “As pessoas que se identificaram com a letra ‘Z’, são festeiras, um pouco desorganizadas, gostam de curtir a vida, sem se incomodar com as consequências. Nos relacionamentos amorosos são inconstantes.” OBSERVAÇÃO: Após a explanação de cada figura, o educador pergunta quem, de fato, se identificou com o que foi falado.Normalmente, as pessoas ficam na sua maioria, satisfeitas, porque tudo se encaixa direitinho. O educador dá um pequeno tempo, em seguida, risca as figuras do quadro ou rasga-as e diz que aquilo tudo não vale nada, é tudo baboseira. As pessoas acreditam naquilo que querem acreditar. Quem disse que simples figuras geométricas podem caracterizar personalidades ou estilos de comportamentos das pessoas?NOTA: os conceitos de cada figura foram criados aleatoriamente por nós. Você, educador, pode acrescentar ou criar à sua maneira. Não há comprovação científica.
DOS PÉS À CABEÇA
OBJETIVO: tem o propósito de consolidar a integração e descontrair.
MATERIAL: observar conforme as opções de procedimento.
DESENVOLVIMENTO:
1. Distribuir os participantes em subgrupos de atividades, de
modo a possibilitar a participação mais heterogênea possível,
evitando, assim, as “panelinhas”
2. O educador solicita que todos fiquem de pé. Se o grupo for
de até 30 pessoas, pode-se ficar em círculo. Se for maior ou do
tipo auditório, podem-se organizar várias fileiras, juntando as
alas da platéia.
“Nós vamos, agora, ficar íntimos dos pés à cabeça. Vou provar para vocês que sairemos daqui com um grau de intimidade
muito grande.”
“Vamos nos cumprimentar, primeiro, apenas com os pés – o
vizinho da direita e o vizinho da esquerda. Podemos afirmar que
estamos já íntimos dos pés para baixo”.
“Agora, com os joelhos... dos joelhos para baixo, estamos na
maior intimidade”.
“Agora, vamos nos cumprimentar com os quadris...”
“Agora, vamos nos cumprimentar com os cotovelos...”
“Agora, vamos nos cumprimentar com os ombros...”
“Agora, vamos nos cumprimentar com a cabeça... podemos dizer que estamos parcialmente íntimos dos pés à cabeça”.
“Pra gente completar, agora nos cumprimentamos com as duas mãos – o vizinho da direita e o vizinho da esquerda.”
“Vamos, portanto, consolidar a nossa intimidade, com um abraço.”
O educador pode colocar uma música nesse momento, enquanto todos se abraçam.
CUIDADO COM O CHÃO
OBJETIVO: aguçar a imaginação, o tato, o reflexo e o controle emocional. MATERIAL: não necessita nenhum. DESENVOLVIMENTO: os participantes andam pela sala, de preferência descalços, e ao comando do educador, reagem com a mudança da textura e temperamento do chão. Inúmeras variações: terra, pedra, areia, asfalto, barro, areia movediça, água... E ainda: quente, fria, gelada, pelando, normal... Do Tenente para o Sargento:“Comunique aos soldados e cabos que eles deverão jantar mais cedo, totalmente à vontade, pois acontecerá, hoje à noite, uma apresentação do Comandante e os demais oficiais desse quartel, homenageando a Sra. Halley, mãe do nosso Comandante, que completará cem anos.” Do Sargento para os Cabos e os Soldados:“Pela vontade da mãe do nosso Comandante, todos vocês deverão dar cem voltas ao redor do quartel, hoje à noite, depois do jantar, observados por todos os oficiais, em comemoração ao pioneiro do nosso exército, o General Halley, que chegará pela manhã.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!