OBJETIVOS:
Objetivo
Geral:
·
Promover conhecimentos e discussões num
ambiente capaz de corroborar com a necessidade da formação de professores de
educação cristã para inclusão de crianças com autismo.
Objetivos
específicos:
·
Fornecer conhecimentos sobre o Transtorno do
Espectro Autista – TEA, facilitando a compreensão dos professores a respeito
deste transtorno;
·
Favorecer o desenvolvimento de competências
para a intervenção em TEA na EBD;
·
Estabelecer um espaço de conhecimento no que
tange ao desenvolvimento de habilidades necessárias para ensinar crianças com
TEA na EBD;
·
Orientar os professores de crianças quanto ao
manejo correto de sala de aula promovendo a inclusão das crianças com TEA;
JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu da
necessidade observada nos treinamentos realizados pela UNICADT no ano de 2024,
nos quais muitos professores e coordenadores de crianças sempre solicitavam
orientações sobre o tema.
Nos formulários de sugestões
divulgados pela UNICADT, na ocasião das formações, cerca de 40% dos
professores, solicitaram treinamentos ou formações específicas para práticas
educativas com crianças com autismo.
Observando a crescente demanda por
conhecimentos mais específicos, traçamos os objetivos e elaboramos o presente
projeto.
COMO
SERÁ DESENVOLVIDO
O projeto será
realizado por meio de palestras, rodas de conversas, seminários e oficinas.
Uma sondagem da quantidade de
crianças com TEA nas congregações da cidade de Timon, será organizada, com
objetivo inicial de orientar em quais áreas há maior necessidade de realização
dos treinamentos.
Serão treinamentos pequenos visando
uma orientação bem específica e direcionada às necessidades apresentadas pelos
professores.
Posteriormente serão elaboradas
oficinas com vistas ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e fornecimento
de sugestões de intervenção individualizada.
A segunda fase do projeto será
realizada por meio de um curso de aperfeiçoamento com 45 horas, ministrado em
parceria com um instituto de educação secular. O qual será certificado e
servirá para professores que sejam também professores de educação secular.
ATIVIDADE
|
TEMPO
DE REALIZAÇÃO |
Sondagem da quantidade de
crianças que possuem TEA nas congregações, sondagem das necessidades
apresentadas. |
Fevereiro/2025 |
Organização das palestras
e oficinas |
Fevereiro/2025 |
Aplicação das palestras,
mesas redondas e oficinas nas áreas |
Março a junho/2025 |
Curso de Capacitação com
40h |
Agosto a outubro/2025 |
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