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terça-feira, 28 de janeiro de 2025

PROJETO AUTISMO E INCLUSÃO NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

COORDENADORA - CONCEIÇÃO DE MARIA ASSUNÇÃO

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

·         Promover conhecimentos e discussões num ambiente capaz de corroborar com a necessidade da formação de professores de educação cristã para inclusão de crianças com autismo.

Objetivos específicos:

·         Fornecer conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, facilitando a compreensão dos professores a respeito deste transtorno;

·         Favorecer o desenvolvimento de competências para a intervenção em TEA na EBD;

·         Estabelecer um espaço de conhecimento no que tange ao desenvolvimento de habilidades necessárias para ensinar crianças com TEA na EBD;

·         Orientar os professores de crianças quanto ao manejo correto de sala de aula promovendo a inclusão das crianças com TEA;

 

JUSTIFICATIVA

            Este projeto surgiu da necessidade observada nos treinamentos realizados pela UNICADT no ano de 2024, nos quais muitos professores e coordenadores de crianças sempre solicitavam orientações sobre o tema.

            Nos formulários de sugestões divulgados pela UNICADT, na ocasião das formações, cerca de 40% dos professores, solicitaram treinamentos ou formações específicas para práticas educativas com crianças com autismo.

            Observando a crescente demanda por conhecimentos mais específicos, traçamos os objetivos e elaboramos o presente projeto.

 

COMO SERÁ DESENVOLVIDO

 

            O projeto será realizado por meio de palestras, rodas de conversas, seminários e oficinas.

            Uma sondagem da quantidade de crianças com TEA nas congregações da cidade de Timon, será organizada, com objetivo inicial de orientar em quais áreas há maior necessidade de realização dos treinamentos.

            Serão treinamentos pequenos visando uma orientação bem específica e direcionada às necessidades apresentadas pelos professores.

            Posteriormente serão elaboradas oficinas com vistas ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e fornecimento de sugestões de intervenção individualizada. 

            A segunda fase do projeto será realizada por meio de um curso de aperfeiçoamento com 45 horas, ministrado em parceria com um instituto de educação secular. O qual será certificado e servirá para professores que sejam também professores de educação secular.

 
CRONOGRAMA

 

ATIVIDADE

TEMPO DE REALIZAÇÃO

Sondagem da quantidade de crianças que possuem TEA nas congregações, sondagem das necessidades apresentadas.

 

Fevereiro/2025

Organização das palestras e oficinas

Fevereiro/2025

Aplicação das palestras, mesas redondas e oficinas nas áreas

Março a junho/2025

Curso de Capacitação com 40h

Agosto a outubro/2025

 

 

 

 

 

 

 


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