Seguidores

sábado, 19 de março de 2022

Você utiliza recursos tecnológicos com as crianças de sua congregação?

 

Educação Infantil em Sistema On-line

 




          A pandemia trouxe mudanças significativas e até mesmo drásticas na forma das pessoas se relacionarem. Entre as adaptações nos relacionamentos de uma forma geral o mundo começou a se conectar através da internet:  Compra; Diversão; Pagamentos;   Informações; Aprendizagem e etc.

Para nós é uma nova forma de discipular /ensinar as crianças e precisamos saber os limites e parâmetros para essa ação.

Há uma cultura digital instalada neste momento pandêmico, e embora para a igreja este ambiente possa parecer relativamente novo, já há na educação secular uma orientação para inclusão das TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação no cotidiano escolar. 

De acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular aprovada em 2017, as escolas devem promover o desenvolvimento de habilidades e competências quanto ao uso inteligente e reflexivo da tecnologia, no entanto, este ambiente ainda é relativamente novo até para a maioria das escolas brasileiras.

Mas sabemos que esta geração já nasce no que chamamos de “Touche”, onde o mundo está a apenas um toque de seus dedos, fotos, vídeos, sons, imagens, informações. Basta tocar na tela de um celular ou de um tablet para obter acesso a uma infinidade de informações.

Neste novo contexto é preciso considerar que não se trata mais de uma escolha, mas tornou-se um imperativo o uso destas tecnologias, tornou-se de suma importância que a igreja adentre com a Palavra de Deus neste ambiente virtual.

Para atuar no ambiente virtual é preciso identificar qual ambiente de acesso as crianças de nossa igreja estão mais familiarizadas.  

De acordo com o blog “Resultados Digitais” os ambientes mais acessados no Brasil em 2020:

Rede social

O que pode ser apresentado

Quantidade de usuários ativos na faixa etária entre 13 e 17 anos

Facebook

Vídeos, Imagens, textos

Criação de grupos para interação por interesses.

Criação de páginas alternativas à sua fanpage.

2,27 milhões

Youtube

Vídeos

1,9 milhões

WhatsApp

Troca de mensagens instantâneas

Envios de vídeos curtos

Envio de imagens

1,5 milhões

Instagram

Vídeos e imagens

1 milhão

Messenger

Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva, pode gravar vídeos de até 20 seg.

Não há número preciso entre crianças em adolescentes, mas estima-se que a mesma quantidade de acesso do Facebook.

Tik Tok

Vídeos curtos – amplamente utilizadas para entretenimento e humor.

Não há registros específicos, mas cerca de 3,6 milhões de pessoas baixaram o aplicativo no Brasil até 09/2020.

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/

                                                                                                                                           

Isso nos dá uma dimensão do quanto as redes sociais são estratégicas neste momento para abordar a mensagem do Evangelho.

O mundo evolui tecnologicamente, isto já havia sido previsto por Daniel 12.4 – “Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão por todo lado em busca de maior conhecimento.”

Mudam as estratégias e instruções, porém o conteúdo é o mesmo: a palavra de Deus.

É importante considerar que somos professores de Escola Bíblica no ambiente virtual, não somos influenciadores digitais. Portanto é necessário:

·         Delimitar a ferramenta, o meio ou a rede que usaremos;

·         Conhecer bem a mensagem a ser ensinada;

·         Direcionar a mensagem;

·         Enviar ou aplicar a mensagem;

·         Inovamos o método, mas não inovamos a mensagem.

·         Que você faça uso de seu aparelho celular, um smartphone, um tablet ou computador.

             Ferramentas que podemos utilizar para o ensino da Palavra e que são de fácil acesso para nossas crianças:

APLICATIVOS

DESCRIÇÃO

GOOGLE MEET 

Possibilita reunir várias pessoas em uma chamada de vídeo e é possível fazer a exposição de imagens.



FACEBOOK

É possível além de enviar mensagens, fazer a transmissão de vídeos online. Possui uma ferramenta chamada “sala de vídeo” que pode ser usada para cultos online, reuniões e etc. Ao utilizá-la você pode compartilhar o link para convidar pessoas e também trancar a sala quando preferir. Você controla quem vê no feed de notícias ao escolher os convidados.


WHATSAPP

A maioria das crianças já teve contato com este aplicativo. Pode fazer chamada de vídeo com até seis pessoas. Através dos grupos podem ser enviados vários arquivos para várias crianças ao mesmo tempo. Exemplos: músicas, vídeos, imagens e mensagens de texto.

É uma transmissão muito viável principalmente com aquelas crianças menores. É de fácil acesso e bem simples para organizar uma turminha on-line.

YOUTUBE

É possível usar para realizar cultos ou aulas ao vivo nas chamadas lives, alcançando vários públicos ao mesmo tempo. Postagem de vídeos é outra forma de utilizar o aplicativo, sendo que permite uma gravação antecipada e evita atropelos no momento de exibição.

 

 

Dicas para gravar vídeos:

·         Boa iluminação;

·         Ambiente limpo e organizado;

·         Posicionar a câmera à altura do busto;

·         Manter a aparência adequada;

·         Mensagem clara e objetiva;

·         Linguagem acessível e pronuncia correta das palavras.

·         Mensagem direta com uso de imagem relacionada ao assunto;

·         Antes de postar qualquer mensagem em uma rede social é sempre válido se perguntar: Jesus faria ou diria isso?

·         Sensibilizar os pais e chama-los à responsabilidade com a educação cristã em seus lares.

Cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos são usuários da web no Brasil, segundo dados da TIC Kids Online Brasil, 2018. De acordo com os especialistas no assunto é fundamental aos professores que desejam ministrar neste ambiente virtual saber como usar o computador, a internet, o celular e afins.

      Todas as ações na internet devem ser muito bem pensadas e planejadas, pois o retorno pode ser positivo ou negativo, do ponto de vista do acesso ilimitado de pessoas ao ambiente virtual.

É preciso compreender que na primeira infância uso excessivo de mídias sociais pode causar:

·         Ansiedade;

·         Distúrbios do sono;

·         Sentimento de solidão;

·         Apatia;

·         Isolamento social e emocional;

·         Distanciamento da família;

·         Dificuldade de dissociar realidade e mundo virtual;

·         Impaciência;

·         Dependência/vício.Etc.

 Por isso é necessário utilizar as ferramentas tecnológicas com muita sabedoria e sempre orientando as crianças para atividades reais, lúdicas e devocionais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil,2010.

 

BNCC. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em: 05 de mar de 2021.

 

Idades para acessar as redes sociais. Disponível em:<https://www.estudokids.com.br/com-quantos-anos-posso-ter-facebook-whatsapp-e-instagram-veja/ >  Acesso em 05 de mar de 2021.

 

Usuários no Brasil. Disponível em: < https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/> Acesso em: 05 de mar de 2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

VEJA TAMBÉM!

MAIO LARANJA - SUGESTÃO 01

A paz do Senhor,   Escolhemos algumas apresentações que podem ser realizadas na programação do Maio Laranja, tanto na congregação como em pr...

OUTRAS PESSOAS TAMBÉM GOSTARAM DESTE ASSUNTOS